quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Números comprovam eficiência da GCM de São Caetano do Sul em 2013

A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Caetano do Sul chega ao fim de 2013 com números que comprovam o trabalho eficiente realizado pela corporação. De janeiro até a primeira quinzena de dezembro foram registrados 3252 relatórios de ocorrências, sendo que 279 deles originaram boletins de ocorrência. Foram efetuadas ainda 105 prisões em flagrante.

A GCM presta fundamental auxílio no combate à criminalidade. Neste ano, a instituição deflagrou uma série de operações conjuntas com a Polícia Militar e a Polícia Civil, cumprindo o propósito inserido no plano de governo do prefeito Paulo Pinheiro de promover a integração entre as forças de segurança para fazer de São Caetano um município de paz e ordeiro.

Esta meta é atingida com o esforço concentrado em outras duas frentes: a preservação do patrimônio público, e a inibição de ações criminosas através de rondas. Comprometimento traduzido pelos números.

No período a GCM atuou em conjunto com outros setores da municipalidade para coibir o uso e o tráfico de crack e outras drogas no Viaduto Prefeito Luiz Tortorello, no Bairro Fundação, e para restabelecer a ordem na praça homônima, no Centro, devolvendo o local aos moradores. Também realizou policiamento dentro e fora do Estádio Municipal Anacleto Campanella nos jogos do São Caetano na temporada. Com a Polícia Militar, deflagrou intervenção especial de Natal nos eixos comerciais e a Operação Boa Noite Cidadão, de combate à perturbação pública.

Nas áreas administrativa e de reestruturações físicas e de aparelhamento, destaque para a reforma da Base Comunitária de Segurança do Bairro Mauá; revitalização da sede da GCM, com novo refeitório, sala de informática e pequena cascata para fins terapêuticos; compra de 171 coletes à prova de balas, 60 pistolas 380 e munição; criação do Gabinete de Instrução e redefinição estratégica das rondas.

Social – Em 2013 a GCM de São Caetano também desenvolveu diversas atividades de cunho social, aproximando os integrantes dacorporação da comunidade. Foram 32 apresentações do premiado Canil e outras 53 do Teatro de Fantoches da instituição, assistidas por mais de 7.000 pessoas. Êxito ainda na campanha de desarmamento, com o recolhimento de 20 armas e 261 munições.

Cursos – A capacitação dos guardas civis municipais foi tratada com prioridade em 2013. Graças à criação do Gabinete de Instrução, todo o efetivo de 430 homens e mulheres participou de diversos cursos de aprimoramento à função. Alguns fundamentais, como o de tiro, não eram realizados há seis anos.

Um dos mais abrangentes foi o Curso de Aperfeiçoamento Continuado, que durou dois meses e meio e incluiu Defesa Pessoal, Utilização da Tonfa, Técnicas de Abordagem, Técnicas Operacionais, Primeiros Socorros, Mediação de Conflitos, Policiamento Comunitário, Direitos Humanos e Segurança do Trabalho.

Outros de destaque foram o Guardiões da Terceira Idade (para aprimorar o tratamento destinado aos idosos do município); o estágio na Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (ROTA) sobre Táticas de Policiamento; Direção Defensiva e Pilotagem Segura, na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET); o de Técnicas para a Condução de Motocicletas, ministrado pela Honda; e o de Formação de Educadores.

Tanto conhecimento foi compartilhado com outras corporações do Grande ABC. As GCMs de Mauá e de Diadema receberam treinamentos de tiro ministrado por instrutores de São Caetano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox