sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

GCM de Sorocaba completa 26 anos de criação

Solenidade marca os 26 anos da Guarda Civil Municipal

redacao@sorocaba.sp.gov.br

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio presidiu, na manhã da ultima quarta-feira (4), a solenidade em homenagem aos 26 anos de fundação da Guarda Civil Municipal (GCM), realizada no Teatro Municipal. Durante a cerimônia, foram homenageados GCMs, que completaram 25 anos na corporação, e também outros seis, que receberam promoção por Ato de Bravura. Os GCMs Castro, Juscelino, Cortez, Nestor, Schudeler e Borges, que resgataram dois homens que eram arrastados numa enxurrada, durante um temporal, em Sorocaba, dia 9 de março deste ano.

Esta ação inclusive foi ao encontro do que o prefeito falou, em seu discurso, de que a GCM tem como função primordial cuidar do patrimônio municipal, "mas o patrimônio mais importante do Município é a sua gente, o seu povo". Pannunzio lembrou do crescimento da corporação e da abertura para o ingresso de mulheres na carreira.
Outra homenagem na solenidade, por iniciativa da própria corporação, foi ao ex-prefeito Paulo Mendes, o criador da GCM, na época só Guarda Municipal. Paulo Mendes afirmou que hoje a corporação é referência nacional e tem o respeito da população.

O comandante da GCM, Benedito Zanin, anfitrião da solenidade destacou as ações realizadas e coube à vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Edith Di Giorgi, ressaltar a parceria da corporação em projetos sociais, "mostrando o comprometimento social da GCM de Sorocaba". Para o secretário de Governo e Segurança Comunitária, João Leandro da Costa Filho, os convites que o comandante Zanin recebe para palestras e treinamentos em outras cidades até mesmo de outros Estados "mostram o valor da nossa GCM".

Na solenidade, o prefeito informou que está sendo realizado um estudo prevendo promoção aos GCMs dentro da carreira. Projeto de lei neste sentido deverá ser encaminhado à Câmara no começo do próximo ano.
Além de Pannunzio, da vice-prefeita Edith Di Giorgi, Paulo Mendes e o comandante da GCM, integraram a mesa o secretário João Leandro, o delegado da Delegacia de Ingestigações Gerais (DIG), José Humberto Urban Filho, o vereador Fernando Dini, o comandante da 14ª CSM, coronel Renato Ivo e o ex-prefeito Vitor Lippi. Também prestigiaram os vereadores Luis Santos, Muri de Brigadeiro e Anselmo Neto, bem como o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Sérgio Ponciano.

Após a cerimônia, houve ainda a palestra de Osmar Ventris, diretor de Trânsito de Cerquilho e renomado autor e defensor das Guardas Municipais. O tema foi "as Guardas Municipais no cenário da Segurança Pública".

história.

A Guarda Civil Municipal de Sorocaba foi criada no dia 4 de dezembro de 1987, pela Lei Municipal nº 2.626 e iniciou suas atividades no dia 31 de março de 1988, com um efetivo de 56 integrantes. Sua finalidade é colaborar com as polícias Civil e Militar, protegendo os sorocabanos, os próprios municipais e apoiando os serviços da Prefeitura.

A GCM atua de forma preventiva e comunitária, e tornou-se uma instituição de apoio à população. Ela realiza o patrulhamento em centenas de equipamentos públicos (escolas públicas, unidades de saúde, parques, áreas de lazer e demais edificações públicas), inibindo invasões, furtos, danos e depredações.

Atua ainda no apoio à Vigilância Sanitária e à Fiscalização de Transporte Clandestino e de Ambulantes; além de realizar a segurança de todos os eventos públicos municipais. Possui também uma equipe de Agentes de Trânsito para fiscalizar e monitorar a fluidez do trânsito.
A Guarda Civil Municipal possui junto aos parques e áreas de lazer quatro Núcleos de Segurança Comunitária, instalados nos bairros Parque São Bento, Jardim Nova Esperança, Jardim Abaeté e Barcelona.

TREINAMENTO.

Efetivo da GCM faz curso de capacitação e aperfeiçoamento 

Os 409 homens e mulheres, que compõem a Guarda Civil Municipal de Sorocaba (GCM),fizeram neste ano um Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento. O curso visa à requalificação dos profissionais e em atendimento ao Decreto Federal 5.123/04, que regulamenta o Estatuto do Desarmamento e dispõe como requisito obrigatório que o Guarda Municipal esteja, no mínimo, 80 horas por ano em sala de aula, para obter o direito de portar arma de fogo.
Para o Comandante Geral da GCM, Benedito Zanin, o curso não visa simplesmente satisfazer a lei. Mais importante do que isso, a requalificação objetiva, simultaneamente, oferecer conhecimento e observar o resultado daquilo que é apreendido pelos agentes. "Buscamos a otimização na realização do serviço público de segurança comunitária prestado pela Guarda Municipal, que vai desde a mediação de um conflito, à detenção de um delinquente em flagrante, ou até mesmo a realização de um parto, como já ocorreu diversas vezes", enfatizou Zanin.

O curso foi ministrado por integrantes da própria corporação, com formações específicas que vão desde o Bacharelado até o Doutorado nas áreas previstas na Matriz Curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). São matérias aplicadas que correspondem à Cultura e Conhecimentos Jurídicos, Direitos Humanos, Ordenamento de Trânsito, Procedimentos Operacionais, Emprego de Armas Letais e Não-Letais, Polícia Comunitária, Pronto-Socorrismo e Prevenção a Incêndio, dentre outras.
Com isso, a realização do curso por instrutores da própria corporação, de forma autossuficiente, ainda garante economia aos cofres públicos municipais e, além, promovem uma interação ainda maior entre seus integrantes. Desta vez, a GCM de Sorocaba também contou com a participação dos agentes da Guarda Civil Municipal da cidade de Mairinque que, mediante dificuldades nas questões relacionadas à capacitação obrigatória, puderam conhecer um pouco mais do processo de qualificação dos guardas municipais.

sede da guarda:
Rua Castanho Taques n.º 100 - Jardim Ana Maria

Telefones: 3212-9400 / 199

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox