sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

OFICINA REÚNE CATADORES EM NOSSA SENHORA DO Ó

Iniciativa foi da Prefeitura do Ipojuca Foto: Rodrigo Cavalcanti/SECOM
A Prefeitura do Ipojuca realizou uma oficina com os catadores de materiais recicláveis que trabalham no aterro sanitário do município, que fica no distrito de Nossa Senhora do Ó. O objetivo foi mostrar aos catadores a importância de criar uma cooperativa, onde os catadores juntos vão poder vender o material recolhido direto para uma empresa, em vez de repassar para o atravessador. Propositadamente, a oficina foi batizada de “Unir forças para melhorar” e teve o apoio da Secretaria de Infraestrutura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.
A oficina, que foi ministrada pelo consultor do Sebrae, Hilton Rodrigues, aconteceu na manhã desta quinta-feira, 5, na Escola Municipal Armando da Costa Brito, em Nossa Senhora do Ó, e contou com mais de 30 catadores. Para Hilton, a criação da cooperativa é importante porque vai unir as pessoas em busca de um mesmo sonho. “Os pequenos juntos vão conseguindo cada vez mais materiais e se destacando no mercado de trabalho,” lembrou.
Catador há sete anos, Júlio da Silva viu a iniciativa da prefeitura em criar uma cooperativa como uma melhoria de vida. “Foi a melhor coisa que já me aconteceu. Tem muita gente que sai do lixão e fica sem nenhum auxílio, mas o prefeito Carlos Santana está pensando na gente, e, trabalhando na cooperativa, vamos poder mudar de vida”.
O aterro sanitário será desativado para os catadores no próximo dia 20 e, a partir daí, os 40 catadores cadastrados na Prefeitura vão passar a receber a ajuda de um salário mínimo, R$ 678,00, durante seis meses. Ainda pensando no bem estar dessa parcela da população, os catadores receberam uma ação da Secretaria da Saúde no aterro sanitário, na última quarta-feira (4), quando cerca de 25 pessoas foram atendidas por médicos e puderam aferir a pressão, realizar o teste de glicose e tomar vacinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox