segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Objetivo da Patrulha Escolar Municipal ( P.E.M. )


A violência é um fenômeno social que cotidianamente cresce e se encontra presente em todas as sociedades do mundo, constituindo-se num grande desafio a ser enfrentado pelas autoridades de segurança pública. A violência no ambiente escolar representa certamente apenas um dos tipos de violência que cercam os jovens diariamente. Isto porque existem vários tipos de violência que podem acometer os jovens, as quais influenciam diretamente em sua vida escolar, tais como a violência familiar, social, verbal, física, entre outras tantas. 

Os alunos quando influenciados por tantos tipos de violência, seja em casa ou na rua, acabam por transportá-las para o ambiente escolar. A Guarda Municipal do Ipojuca, preocupado com a questão da violência no ambiente escolar lançou em 2013 o embrião de um projeto voltado exclusivamente à comunidade escolar, o qual denominou de Patrulha Escolar Municipal (P.E.M.)

O principal objetivo foi o de sensibilizar e motivar toda a comunidade escolar da rede pública de ensino, envolvendo os educadores, os pais, os alunos e toda sociedade, para a busca de soluções em conjunto visando o enfrentamento à violência infanto-juvenil no ambiente escolar. As causas que promovem a violência no ambiente escolar são diversas, cujas consequências negativas trazem consigo a queda no rendimento escolar e o envolvimento dos alunos com drogas, gangues, depredação do patrimônio público e escolar, bullying e brigas dentre outros fatos antissociais. 

O projeto Patrulha Escolar Municipal tem a finalidade de orientar nossos alunos, conscientizando-os sobre os efeitos, causas e consequências da delinquência juvenil, prevenindo o envolvimento destes com drogas, gangues, praticas de bullying, gravidez precoce na adolescência, exploração sexual e outras atividades antissociais que levam os jovens a criminalidade e a violência. 

O trabalho é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar composta por guardas municipais e pessoas voluntárias da comunidade, mediante a realização de palestras programadas nas escolas participantes do projeto, visando orientar toda a comunidade estudantil (do ensino fundamental ao médio) nos temas relacionados ao não envolvimento com gangues, drogas lícitas e ilícitas, valorização pessoal e autoestima, cultura da paz, prevenção à gravidez precoce na adolescência e preservação do patrimônio público e privado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox