domingo, 16 de março de 2014

Ipojuca é destaque da Folha de Pernambuco do último domingo (09).


Píer flutuante em Ipojuca - Equipamento vai ancorar embarcações em Porto de Galinha

Por Priscilla Costa

O município de Ipojuca, no Litoral Sul, passa a contar com um píer flutuante. A 50 metros da praia de Porto de Galinhas, a Prefeitura instalou o equipamento, de 42 metros quadrados, que serve para aportar embarcações oficiais, usadas pelos guardavidas, bem como transportes de uso público, como jet-skis e lanchas. A implantação da obra deveu-se à necessidade de oferecer mais segurança aos banhistas já que, amarrados, os transportes náuticos não poderão chegar à beira mar e causar acidentes. Feito commaterial reciclável, ele é preso a âncoras, podendo ser transferido de local.
Orçado em aproximadamente R$ 70 mil, o projeto está em processo de inscrição na Marinha. “O píer já existe, porém, seu uso só poderá ser liberado com o aval da Marinha”, afirmou o major André Ferraz, gerente de Defesa Social da Prefeitura doIpojuca. O gerente reforçou, ainda, que o píer vai funcionar, também, como um ponto de primeiros-socorros, em casos de acidentes no mar. Para isso, o equipamento vai contar com um jet-ski e um bote flutuante. “A maior parte dos socorros acontece no caminho para as piscinas naturais. As pessoas resolvem ir nadando até os arrecifes quando a maré está baixa e não conseguem voltar quando a maré enche”, explica Ferraz, reforçando que o número de ocorrências aumenta, principalmente, nas férias de verão. “É nesse período que os guarda-vidas chegam a fazer 20 resgates diários em apenas uma semana”, complementa.
Moradora de Porto de Galinhas há oito anos, a artista plástica Mônica Ribeiro, de 56 anos, elogia a iniciativa. Para ela, é de grande importância a instalação do píer nas imediações da praia, já que os banhistas vão poder entrar no mar de forma mais segura. “Nota-se que a cidade está trabalhando em prol da nossa segurança, até porque Porto é uma praia que atrai muitos turistas. Então, num lugar onde se tem muita gente, a segurança deve ser reforçada mesmo”, opinou.
A jornalista Joana Lima, 50, conta que, sempre que pode, vai curtir o fim de semana com a sua família em Porto, considerada uma das praias mais bonitas e famosas do Litoral pernambucano. Para ela, o novo equipamento vai orientar as pessoas a tomarem banho numa área menos arriscada. “Muitos banhistas não respeitam a parte que é própria para surfistas e insistem em querer dividir o mar com eles. O píer, pelo menos, vai identificar qual local é apropriado para banho, sem risco de acidente”, acredita Joana .
Conforme a Capitania dos Portos de Pernambuco, departamento vinculado à Marinha do Brasil, o documento solicitando a construção do pier foi entregue em setembro do ano passado, porém, precisou ser devolvido à Prefeitura. De acordo com a Capitania, alguns termos ligados ao funcionamento do novo equipamento precisam ser ajustados. Após a atualização, a Marinha terá até 90 dias para enviar uma equipe ao local, que irá averiguar se o píer está apto para uso.
Acesse a matéria http://bit.ly/1lqiFid

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox