domingo, 16 de março de 2014

Prefeito Carlos Santana abre II Conferência de Segurança, Proteção e Defesa Civil do Ipojuca

Evento é o primeiro encontro da área de Segurança após o lançamento do Pacto pela Cidadania

Foto:Danilo Luiz e Ivan Nascimento / Prefeitura do Ipojuca
“Não iremos perder para a criminalidade. Esse encontro é importante, pois mobiliza todos os que fazem a Defesa Social e a Administração do Município, assim como a população, para analisar, traçar e aprovar paradigmas que melhorem e ampliem o Sistema de Segurança Municipal do Ipojuca". Com essas palavras, o prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, abriu oficialmente a II Conferência Municipal de Segurança, Proteção e Defesa Civil, nesta quarta-feira (12), ao lado da coordenadora municipal de Projetos Sociais, Simone Santana, e do secretário de Defesa Social do Ipojuca, Adelmo Alves. Cerca de 300 pessoas, entre autoridades e convidados, participaram do primeiro dia do evento, realizado no auditório do Hotel Armação, na praia de Porto de Galinhas.
O encontro, promovido pela Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria de Defesa Social (SDS) reuniu todo o secretariado municipal, representantes da Câmara Municipal, entidades da sociedade civil organizada e autoridades da Segurança Púbica do Estado de Pernambuco e de outras localidades.
“A defesa do Ipojuca somos todos nós. Estamos aqui para garantir o bem-estar e a tranquilidade dos visitantes e dos moradores do Ipojuca. Quando se fala em Segurança, não se pode esperar”, disse o secretário de Defesa Social do Ipojuca, Adelmo Alves. Com uma área extensa, de 527 km², e em apenas um ano e dois meses, a gestão do prefeito Carlos Santana investiu maciçamente em um novo modelo de gestão em prol da população. “Garantimos o aumento em 84% do salário da guarda municipal, aumentamos o quadro efetivo com 53 agentes e equipamos a guarda com 20 motos e 20 veículos novos e, além disso, implantamos a Patrulha Escolar”, salientou Carlos Santana.
Na mesma linha, posicionou-se a coordenadora municipal de Projetos Sociais. “Hoje é um dia importante, pois o Poder Público e a sociedade debatem o resultado positivo com oportunidades para a Segurança Pública. Este é o primeiro grande ato do Pacto pela Cidadania, recentemente lançado”, afirmou Simone Santana, referindo-se à principal política pública da área.
Ao longo do primeiro momento, foram realizadas palestras com temas sobre a política de gênero. Uma das autoridades convidadas foi o delegado da Polícia Federal, Romero Menezes, também ex-secretário de Defesa Social (SDS) de Pernambuco. “Particularmente, posso dizer a cada um aqui presente que a gestão atual do Ipojuca está no caminho certo. Em 2008, uma das minhas visitas ao Ipojuca, como secretário do governador Eduardo Campos, vi que o município sequer tinha um grupo de salva-vidas na orla de Porto de Galinhas, em pleno verão”, explanou Romero Menezes.
Sobre o tema prevenção em desastres, o professor e mestre da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Roberto Quental, esclareceu conceitos básicos e específicos, com exemplos do nordeste brasileiro e outras áreas do País. “Existem fatores de relevância, como a probabilidade do risco de desastre, a intensidade e a suscetibilidade. No nordeste, temos como um dos maiores motivos de desastres a erosão marinha, a seca, epidemias, desertificação e outros”, esclareceu o professor.
Encerrando o primeiro momento da Conferência, o diretor de Defesa Civil do Ipojuca, major André Ferraz, mediou duas mesas-redondas sobre paradigmas para o Sistema de Segurança Municipal e sobre o papel do Poder Público Municipal na Segurança Pública, na gestão do Trânsito e nos desafios que se apresentam, sempre com a participação popular.
O segundo momento da Conferência acontece nesta quinta-feira (13), às 8h, no mesmo local, e abordará temas como a valorização profissional e otimização das condições de trabalho; sistemas, tecnologias e ações integradas de Segurança (nas mesas-redondas) e abrirá espaço para grupos de trabalho, que contam com oito salas temáticas. “Todas as propostas elaboradas na Conferência serão levadas ao gabinete do prefeito Carlos Santana”, concluiu o major André Ferraz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox