domingo, 16 de março de 2014

Sete secretarias do Ipojuca finalizam apresentações de planejamento para 2014


A segunda parte da apresentação do planejamento das secretarias municipais para o ano de 2014, iniciada na última quinta-feira (16), teve prosseguimento nesta terça-feira (21), com a presença do prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, todo o secretariado municipal, como também boa parte do segundo escalação de cada uma das pastas.
A primeira a apresentar seus projetos foi a secretária da Mulher, Dora Pires, que após agradecer ao prefeito por priorizar os assuntos referentes ao tema, explicou o que pretende fazer no sentido de perseguir o objetivo central de construir a igualdade de gêneros. A pasta trabalha para atingir, ao menos, 50% das mulheres ipojucanas, objetivo transferido de 2013. Para tal, a pasta precisa finalizar a sua infraestrutura física, que consta da inauguração da nova sede, do Centro de Referência e das Unidades de Convivência, nos distritos de Camela e Nossa Senhora do Ó.

A Secretaria da Mulher também conduz projetos interessantes, tanto na área de diagnóstico, como também na qualificação profissional. É o caso do Diagnóstico Socioeconômico do Ipojuca, em parceria com o Imip, o Mulher Analfabeta Nunca Mais, o Nenhuma Ipojucana sem Documentos, o Programa de Formação em Política de Gêneros, o Mulheres no Tom da Moda e o Mulheres e o Artesanato Ipojucano.


Segunda a fazer a apresentação, a secretária de Educação, Margareth Zaponi, destacou o número de alunos matriculados na rede municipal e o investimento na infraestrutura da educação (tanto emergencial, como o permanente).
“Estamos fazendo isso porque encontramos a nossa infraestrutura totalmente arrasada”, frisou. Também citou algumas conquistas da área, como a realização do Concurso Público, a bolsa para a aquisição de livros, os jornais para os professores, a implantação de um terço para aula atividade, o cumprimento da jornada escolar, a introdução da avaliação escolar (Saemi), a manutenção emergencial das escolas, do transporte escolar (e aquisição de outros três veículos), a readequação das rotas de transporte, reestruturação da alimentação escolar e a aquisição de material didático e novo mobiliário.
Uma das principais metas na Educação é fazer com que o aluno saiba ler e escrever, com, no máximo, oito anos (domínio total). Algumas ações inovadoras estão na pauta, como a introdução das lousas interativas (com telas digitais gigantes) e os amplificadores de voz para utilização pelos professores e a informatização de todo o processo escolar. Algumas metas em termos de estrutura permanecem na pauta, como a construção dos centros de Educação, em Camela, Nossa Senhora do Ó, Ipojuca, Porto de Galinhas, Maracaípe e Serrambi, construção de quatro quadras poliesportivas (em Ipojuca e Nossa Senhora do Ó, Camela e Serrambi), além da readequação de 100% das salas de aula e o reequipamento das escolas, com novos freezers, geladeiras, fogões, mesas, carteiras, além de reformas nos banheiros, compra de material para creches e climatização das salas de aula.


O técnico agropecuário Luiz Fernando, representando o secretário de Agricultura, Carlos Monteiro, falou sobre projetos estruturadores no sentido de fixar o homem do campo na zona rural, através da promoção do Desenvolvimento Rural Sustentável, como, por exemplo, o apoio a construção de casas de farinha, o estímulo à venda de produtos “de beira de estrada” em quiosques padronizados e higiênicos, o estímulo ao Empreendedorismo Rural, a locação de veículos utilitários para apoiar as ações de Desenvolvimento Rural Sustentável, promover e implantar sistemas de irrigação, promover a agricultura familiar e a psicultura, preservar as nascentes de água, desenvolver atividades ligadas à criação e comercialização de animais no município, com objetivo de manter um rebanho saudável, envolvendo, inclusive, a criação de um ambulatório veterinário, entre outras ações. A Secretaria de Agricultura pretende ainda estimular a criação de novas tecnologias alternativas (como o biodigestor, o fogão solar, etc).


Já a secretária de Bem Estar Social, Marilene Hollanda, salientou a infraestrutura de sua secretaria para atuar na Proteção Social Básica, com o objetivo de prevenir situações sociais de risco. Para tal, conta com a estrutura do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), além do Centro da Cidadania, um Núcleo do Bolsa Família e dos quatro Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
A prioridade da Secretaria é continuar fazendo o acompanhamento familiar e individual, através do PAIF (Programa de Atenção Integral à Família), como também o acompanhamento das famílias com membros que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), inserir os cidadãos nos programas sociais do Município, contratar pessoal especializado (níveis médio e superior) para auxiliar na aplicação de um questionário social, com tabulação das informações pela equipe do CRAS, adquirir novos mobiliário e equipamentos, garantir a equipe técnica conforme a necessidade do serviço social, realizar o treinamento e capacitação dos recursos humanos (através de uma consultoria), entre outros. Além disso, há ainda os serviços de proteção especial (de Média e Alta Complexidade), que oferece serviços de acolhimento socioassistencial especializado, além do Ipojuca Cidadã, o evento que reúne um conjunto de serviços sociais, que será retomado a partir de março.
A Secretaria de Defesa Social (SDS) está apostando alto no reordenamento do trânsito no Ipojuca, através da implantação de uma autarquia municipal, que disciplinará todo o setor, ainda este ano, inclusive, com a construção de uma moderna sede e centro de controle. Algumas ações já foram feitas, como vistorias nos buggies de turismo e blitze. A Defesa Social também reequipou o Guarda-Vidas, com a aquisição de modernos equipamentos, como jet-skis (2), pranchas sled (2), botes infláveis (2), um pier flutuante e quatro quadriciclos. Todos os equipamentos servirão não apenas à segurança dos banhistas, mas auxiliarão na preservação do meio-ambiente e no controle da faixa litorânea.

O secretário Adelmo Alves também anunciou ações inovadoras como a aquisição de drones (pequenas aeronaves não tripuladas) para auxiliarem no monitoramento do território, a contratação de especialistas em inglês (para atuarem juntos aos guardas municipais) e equipes com armamentos não letais (pistola taser e equipamentos paralisantes), além da reforma da base em Porto de Galinhas.
A pasta de Turismo trabalha na requalificação dos Centros de Atendimento ao Turista (CAT’s) e na construção de um novo, com foco na Copa do Mundo 2014, como na qualificação da mão de obra envolvida na cadeia produtiva do setor. Investe ainda, segundo a gestora Ana Morais, na reativação do Conselho Municipal de Turismo e Cultura, na manutenção do Programa Estadual de Acessibilidade Praia sem Barreiras (com recursos municipais), na conclusão do Cadastro Turístico e Cultural do Município, e novos roteiros (como o dos Baobás). Além dos projetos, quer implantar o estudo iconográfico de Porto de Galinhas e o Oceanário, Museu Arqueológico, entre outros, que envolvem, inclusive, iniciativas de sensibilização.


A principal missão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é garantir a sustentabilidade do Município, através de ações de controle urbano e ambiental. Segundo a secretária Berenice de Andrade Lima, isso envolve ações físicas de recuperação urbanística e ambiental, jurídico-legais (como regularização fundiária e o plano diretor) e sócio-organizativo (como o Plano Municipal de Qualificação Profissional, gerido no município por um comitê que tem à frente Simone Santana), além de ações de Educação Ambiental. O foco principal da Secretaria, atualmente, é o Programa Praia Legal, um conjunto de ações de disciplinamento urbanístico em Porto de Galinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox