domingo, 16 de março de 2014

Secretaria de Defesa Social inicia oficinas sobre segurança pública


“A defesa do Ipojuca somos todos nós”. Com essas palavras, o secretário de Defesa Social do Ipojuca, Adelmo Alves, abriu o primeiro dia de oficinas com salas temáticas e gratuitas, sobre defesa civil e social, visando a II Conferência Municipal de Defesa Social, a Protege Ipojuca, que acontece em março. O encontro aconteceu nessa quarta-feira (29), na Escola Municipal Bela Vista, sede do município e reuniu a população local de Rurópolis e Bela Vista para debater novos conceitos sobre segurança, proteção e defesa civil e social no município.
Também nesse primeiro momento, o diretor de Defesa Civil da pasta, Major André Ferraz, fez uma palestra sobre emergência, desastre, ameaça e o atual sistema de defesa civil utilizado pelas autoridades competentes. “É importante a comunidade estar ciente de como funciona o nosso trabalho. A defesa civil é cada um de nós, desde não jogar lixo na rua até a fiscalização e prevenção de acidentes”, explicou o major.
Prevenir, preparar, responder e voltar à normalidade. Com a distribuição do calendário da Defesa Civil do Ipojuca, durante as salas temáticas, ficou mais fácil de entender as fases da corrente da sobrevivência em um desastre. “Temos o nosso telefone gratuito (0800 2810620) e um plano de segurança, mas a cooperação e a mobilização da comunidade contribui para a segurança pública”, concluiu o Major André Ferraz.
A professora de Educação Infantil, Edjane Pereira da Silva, 48 anos, fez questão de participar das oficinas temáticas para se informar como deve agir em caso de necessidade. “Quanto mais informação, melhor. Infelizmente, não sabemos se uma enchente ou um deslizamento irá acontecer, mas podemos agir com precaução”, disse.
Todas as diretrizes expostas durante os debates serão levadas ao prefeito Carlos Santana. “As oficinas atuam como um fórum para construir e nortear as autoridades sobre investimentos e principais ações que devem ser tomadas em prol da população para que haja melhorias no trânsito e diminuição da violência, por exemplo”, enfatizou o secretário Adelmo Alves.
No dia 5 de fevereiro será a vez das comunidades de Camela e Serrambi receberem as orientações das oficinas, na Escola Municipal Jarbas Passarinho (Camela), a partir das 13h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox