domingo, 16 de março de 2014

Ipojuca-sede recebe Pacto pela Cidadania



Com o Pacto da Cidadania a Prefeitura assume o compromisso de intervir sobre diversas situações que sempre foram deixadas de lado pelas administrações municipais, tais como a prevenção da violência e a atenção psicossocial às drogas.

Fotos: Danilo Luiz/SECOM
Diante de cidadãos ipojucanos, o prefeito Carlos Santana lançou, nesta quarta-feira (5), o Pacto Pela Cidadania, na Praça Getúlio Vargas, no Centro do Ipojuca. O evento foi prestigiado também por todo o secretariado municipal, além de autoridades do Estado, como o gerente geral de Articulação, Integração Institucional e Comunitária da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, Manoel Caetano, representando o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho; o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Oswaldo Moraes; e o secretário executivo de Gestão por Resultados da Secretaria de Planejamento do Estado, Severino Otávio.
O Pacto pela Cidadania é um conjunto de programas, projetos, estratégias e ações voltadas para o ordenamento urbano da cidade, a inclusão social, a redução da violência e a melhoria da qualidade de vida do ipojucano. Catorze secretarias, além da Coordenadoria de Projetos Sociais, vão trabalhar juntas para, no período de três anos, para melhorar os indicadores sociais do município.
O prefeito Carlos Santana fez um rápido resumo das 170 ações previstas no Pacto. Ele explicou também a distribuição do trabalho em 5 Câmaras Técnicas para atender os diversos setores da sociedade: trânsito e mobilidade, ordenamento urbano, inclusão produtiva, gênero, prevenção da violência, juventude, assistência social, cultura, turismo, esporte e lazer. O Pacto terá as atividades coordenadas por um Comitê de Governança, presidido pelo prefeito com a coordenação geral da Secretaria de Planejamento e Gestão do Ipojuca.
Com o Pacto pela Cidadania, a Prefeitura do Ipojuca assume o compromisso de intervir sobre diversas situações que sempre foram deixadas de lado pelas administrações municipais, tais como a prevenção da violência e a atenção psicossocial às drogas. A melhoria da qualidade de vida também passa pela oferta de emprego. Segundo o prefeito Carlos Santana, os antigos governantes não souberam aproveitar as oportunidades oferecidas por Suape: “Com mais de 100 empresas no estaleiro, temos uma média de apenas 11% de ipojucanos trabalhando lá. Temos que aumentar esse índice”.
Carlos Santana informou que foram seis meses de discussões para organizar o Pacto Pela Cidadania e agradeceu a equipe da Secretaria de Planejamento e Gestão do município por todo o apoio ao longo deste tempo. A secretária de Planejamento e Gestão, Danielle Barbosa, lembrou que o Pacto foi construído através de uma promessa de campanha do prefeito e reforçado durante o Seminário Fala Ipojuca, que aconteceu em julho do ano passado, quando a população foi ouvida. “Criamos o Pacto com o apoio da população e queremos ela sempre unida à Prefeitura”, afirmou.
O secretário executivo de Gestão por Resultados da Secretaria de Planejamento do Estado, Severino Andrade, parabenizou a iniciativa do prefeito Carlos Santana por lançar o primeiro pacto independente em um município, dentro do Estado. “São poucos os municípios que têm essa iniciativa, que é bastante importante para a população. Temos certeza que esse modelo será premiado e terá um resultado positivo. Ipojuca está no caminho certo e essa será mais uma ação de sucesso”, destacou.
O Pacto pela Cidadania será lançado também nos distritos. Nesta quinta-feira (6), o lançamento será na Praça Santo Antônio, em Camela, e na sexta (7), na Praça Capitão Braz, em Nossa Senhora do Ó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adbox